Quem faz Consórcio Poupa Mais
Graças ao consórcio, o hábito de poupar vem crescendo no nosso país. Afinal, enquanto a caderneta de poupança precisou de 78 milhões de correntitas para arrecadar 235 milhões de reais, o Sistema de Consórcios, com 2 milhões de contemplados, conseguiu poupar de 27 milhões de reais. Em outras palavras, no consórcio as pessoas poupam 4,5 vezes mais do que na caderneta de poupança. Ao aderir a uma cota, o consorciado assume perante si e perante o grupo o compromisso de destinar uma pequena parcela do seu rendimento mensal para poupar.
O Bom Senso do Autofinanciamento
Existem 4 maneiras de se adquirir bens: à vista, financiado, leasing e consórcio. Por se tratar de autofinanciamento, em que um grupo se une com esse objetivo específico, o consórcio é a modalidade mais econômica de aquisição de bens, pois permite que o participante se beneficie da compra pelo preço à vista, pagando a prazo, e ainda assim sem juros.
Uma estratégia de investimento
Quando se trata de investimento, muitas pessoas não sabem por onde começar. Reservar parte não é tarefa fácil. Os motivos dessa dificuldade podem se assim resumidos: Os pequenos gastos diários incontrolados, que parecem poucos, acabam por representar muito dinheiro ao final do mês, inviabilizando o investimento. As pessoas pensam ser necessário ter uma enorme quantia de dinheiro para investir de uma só vez. O Sistema de Consórcios constitui-se em uma opção simples e segura para pessoas e empreas que desejem investir bens duráveis e bens de produção. Com uma pequena quantia mensal e um pouco de disciplina pode-se colocar em ação uma estratégia de investimentos com objetivos definidos.
Investimento e Retorno
No consórcio, todos os participantes do grupo se beneficiam do autofinanciamento. Assim, o participante contemplado no início passa a usufruir o bem pagando um custo muito menor do que os das demais modalidades de financiamento. Quem é contemplado no final do grupo também faz um excelente investimento recebendo um bem pelo qual pagou um valor menor. A administradora de consórcio por seu lado, zela pelo bom andamento do grupo, cabendo ao consorciado manter a fidelidade do pagamento para participar das assembleias de contemplação, por sorteio e lances.
O Poder de Barganha da Compra à Vista
Quando contemplado – por sorteio ou lance -, o participante terá o direito à Carta de Crédito para adquirir o bem quando e de quem lhe parecer mais conveniente. A Carta de Crédito é dinheiro vivo e, com o status de quem está comprando à vista, o consorciado aumenta o poder de barganha, beneficiando-se do maior desconto. Enquanto pesquisa o melhor negócio, o consorciado tem o seu capital preservado, uma vez que o valor é aplicado e corrigido mensalmente.